Este blog tem como objetivo mostrar as fotos realizadas por Neusa de Ávila durante as caminhadas das quais participa.
Caso alguém tenha sua imagem exposta em alguma foto e não o deseja, entre em contato com a autora para solicitar sua retirada.
Proibida a utilização das imagens em publicações com fins comerciais, bem como em propagandas e/ou convites para caminhadas sem a autorização da autora.
Clique em cima da foto para visualizá-la em tamanho maior.
Todos os direitos reservados.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Caminhada Floripatorres - 6º e 7º dia.

 Caminhada Floripatorres - 6º e 7º dia - 06 e 07-11-2013.  Farol de Santa Marta à Praia do Rincão.

Mapa do trecho percorrido dias 6 e 7.

Dia 6, saímos do Farol de Santa Marta com tempo bom, sol e céu azul.Passamos pela Praia do Cardoso, Praia da Cigana até o Canal Barra do Camacho, em que tivemos que costear o canal e atravessar a ponte para retornar à praia.Passamos por alguns sambaquis até chegarmos no Balneário Arroio Corrente, onde pernoitaremos na Pousada Maré Alta.Neste balneário há o 'chuveirão', que são condutos de água do arroio que desaguam em forma de chuveiros. A partir deste dia até chegarmos em Torres, a caminhada foi pela beira da praia, sempre a mesma paisagem, sem trilhas, sem costões. Foram 23 km.


Amanhecer no Farol.


Visita dos botos.



Saída do 6º dia.

Praia do Cardoso.










Passando pela Praia da Cigana.





Lúcia Knoll.




Canal Barra do Camacho. 
'Divisa de Jaguaruna com o município de Laguna, é famoso internacionalmente por um acontecimento histórico: Giuseppe Garibaldi, em 15 de julho de 1839, após ter naufragado no Rio Pardo caminha até os parcéis do Campo Bom junto com sua tripulação e ali tomam outra embarcação, o Seival. Entrando pelo canal da barra e navegando pela lagoa de Santo Antônio chegam até o centro da cidade de Laguna, onde surpreendem as forças imperiais que os esperavam em mar aberto junto ao canal da barra da cidade. O episódio ficou conhecido como a tomada de Laguna.'

Canal Barra do Camacho, faz ligação da Lagoa da Garopaba Sul com o mar. 



















Sambaqui. 
'Sambaqui foram formadas pelos sambaquieiros, tribos indígenas que habitaram a região entre cinco mil e mil anos atrás. Arqueólogos de vários lugares concluíram que o sambaqui analisado, conhecido como Jabuticabeira II, serviu apenas como cemitério.  Segundo os arqueólogos, os indígenas sabiam que as conchas neutralizavam a acidez do solo. Por esse motivo, aproveitavam os pequenos concheiros naturais, como base para fazer o funeral de seus antepassados.




Balneário Arroio Corrente.

A casa onde ficaram as mulheres e os casais.  

Chuveirão. 
'Muito ajudou a popularizar o lugar. Construído na década de 50 com o objetivo de fornecer energia elétrica para a comunidade, em 1987, foi adquirido pela associação de moradores que inventou a atração. Em 1996, foi completamente reformado pela prefeitura. e revitalizado em 2011. O chuveirão é abastecido com as águas do arroio, um desaguadouro natural que desce da lagoa em direção ao mar com uma vazão de 2000 litros de água por segundo, proporcionando uma deliciosa hidromassagem aos banhistas.'



Dia 07,  saída de Arroio Corrente  para a Praia o Rincão. Novamente tempo bom, com sol e céu azul e mais praia sem grandes mudanças na paisagem. Tivemos que sair da praia em um determinado ponto próximo à Praia do Rincão para podermos atravessar um rio de águas verdes, muito lindo.Não tenho certeza se é o Rio Urussanga ou Rio Bonito. percorremos 28 km.

Amanhecer do 7º dia em Arroio Corrente.



Início da caminhada.



Paulo usando o saco do  presidente.






Este rio de águas verdes, não sei se é o rio Urussanga ou rio Bonito.


Atravessando a ponte para chegar na Praia do Rincão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário