Este blog tem como objetivo mostrar as fotos realizadas por Neusa de Ávila durante as caminhadas das quais participa.
Caso alguém tenha sua imagem exposta em alguma foto e não o deseja, entre em contato com a autora para solicitar sua retirada.
Proibida a utilização das imagens em publicações com fins comerciais, bem como em propagandas e/ou convites para caminhadas sem a autorização da autora.
Clique em cima da foto para visualizá-la em tamanho maior.
Todos os direitos reservados.

sábado, 30 de junho de 2018

Jalapão - 16-06-2018 - 2º dia

Jalapão -  16-06-2018 - 2º dia

No segundo dia em Mateiros fomos no Fervedouro do Buriti, que encanta pela linda cor da água cristalina, que varia entre verde e azul, dependendo do sol, e também pelos buritis e bananeiras que cercam o local. 
Após fomos na Cachoeira do Formiga, que está em uma propriedade particular, e tem esse nome por ser no Rio Formiga. Apesar de ter uma pequena queda d'água,  a cachoeira possui um poço de água transparente em tom verde-esmeralda, cercado por uma vegetação nativa.
A parada para almoço foi próxima ao Fervedouro Buritizinho, que tem formato de gota e a nascente é mais profunda, por isso a sensação de flutuação não é tão intensa. No local passa um trecho do Rio Formiga, onde parte do grupo fez boia cross.
Á tarde, visitamos o Fervedouro do Ceiça, que tem uma nascente principal e a intensidade da pressão é bem alta, fazendo com que os banhistas flutuem com facilidade. O Fervedouro tem a forma redonda, cercado por bananeiras.
Terminamos com a visita ao Povoado Mumbuca. Reconhecido como quilombola, se originou de remanescentes de quilombolas e indígenas que habitavam a região. A base da economia local é o artesanato de capim dourado e a agricultura familiar. As casas são simples, muitas com telhados de folhas. 



Caminhos com muita areia.

Chuveirinho, flor do cerrado.

Casa típica da região, com telhado de folhas.

Fervedouro do Buriti.
 Devido a água cristalina, pode-se ver o fundo borbulhando. 



Há peixinhos no poço.

Chega-se na água pela escada.

Próximo ao fervedouro, continuamos o banho no rio.



Cachoeira do Formiga.






Fervedouro do Buritizinho.


Fervedouro do Ceiça.




Povoado Mumbuca.



Capim dourado, espécie de sempre-viva, com o qual se faz  artesanato,
 como chapéus, cestos, joias..

Artesã do capim dourado.

Morador do povoado aprontando folhas para fazer o telhado da casa.
  


Pôr do sol no cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário