Este blog tem como objetivo mostrar as fotos realizadas por Neusa de Ávila durante as caminhadas das quais participa.
Caso alguém tenha sua imagem exposta em alguma foto e não o deseja, entre em contato com a autora para solicitar sua retirada.
Proibida a utilização das imagens em publicações com fins comerciais, bem como em propagandas e/ou convites para caminhadas sem a autorização da autora.
Clique em cima da foto para visualizá-la em tamanho maior.
Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Jalapão - 4º dia

Jalapão - 4º dia

Há duas entradas para o Parque do Jalapão: uma Ponte Alta do Tocantins e outra por Novo Acordo. A grande maioria de agências leva os turistas pela entrada de Ponte Alta. Nossa agência,  Norte tur, faz justamente o contrário, começa por Novo Acordo, indo no contra fluxo. Dessa forma, aparecem placas indicativas de distâncias tendo como base o início em Ponte Alta.
Neste quarto dia, saímos da pousada em Mateiros e fomos para a cidade de Ponte Alta do Tocantis. Embora a distância entre as duas cidades seja de 162 km, a média de tempo para se fazer esse percurso é de cinco horas. Mas fizemos em muito mais horas porque fomos parando nos atrativos durante o caminho. Novamente estrada de chão  batido, com muitos trechos de areia, em que só passam carros 4x4. A vegetação nesse trecho foi mais do tipo de cerrado e também savana.
Fizemos um lanche de almoço na fazenda que foi do traficante  Pablo Escobar. A fazenda era usada para refino da droga, tendo até pista de pouso. Assim que descoberto, a União tomou posse da fazenda, sendo leiloada depois e sendo transformada em pousada pelos novos compradores. Com a criação do Parque, novamente a área foi desapropriada.
 Próxima à Fazenda está a Cachoeira da Velha, maior cachoeira da região, que recebe as águas do Rio Novo.  São 100 m de largura e 15 m de queda. Chega-se até a cachoeira por uma passarela  de madeira. Há rafting nas corredeiras da cachoeira. Mais abaixo da cachoeira, há a prainha, local onde  pode-se tomar banho.







Placa dando as boas-vindas para quem vem por Ponte Alta.

Parada para lanche.


Redário para descanso.



Entrada para a Cachoeira da Velha.

Passarela para se chegar à cachoeira.

Cachoeira da Velha.

Panorâmica feita com o  celular.


Auto-retrato junto à cachoeira.




Pode-se chegar bem ao lado da queda.
Rafting.





Pôr do sol ainda na estrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário